Institucional

Nossa História

O Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus (IASCJ), de origem italiana, fundado por Clélia Merloni, encontra-se no Brasil desde 1900. Os dois primeiros grupos de Missionárias se instalaram no Bairro do Ipiranga, em São Paulo, e no Bairro de Santa Felicidade, em Curitiba, no Paraná. Em um primeiro momento, as Irmãs Apóstolas que estavam no Brasil, por diversas circunstâncias, formaram uma única Província, dividindo-se, posteriormente, em duas: Paraná e São Paulo. Essa Província estendeu-se, depois, para uma Vice-Província na Argentina e outra na região Centro-Norte do Brasil e, assim, expandiu-se para diversos Estados Brasileiros e para a América Latina.

Em 2010, as Apóstolas da Província do Paraná, em diálogo com a Província de São Paulo e as duas Vice-Províncias, deram início à unificação da educação da Instituição das Irmãs Apóstolas no Brasil e na América Latina. Após um ano de estudos, análises, buscas, diálogos, viagens e trocas, as duas Províncias brasileiras, a Vice-Província Centro-Norte do Brasil e Vice-Província Cone Sul uniram-se sob uma nova e única marca, o SAGRADO – Rede de Educação.

No dia 10 de março de 2011, data em que todos os anos é celebrado o aniversário de nascimento de Clélia Merloni, foi também o lançamento solene e oficial da marca, unindo as Unidades Educacionais do Brasil e da Argentina e concretizando o ideal de unidade buscado por todos os que faziam parte da Comunidade Educacional.

SAGRADO – Rede de Educação é a marca que sublinha a importância “sagrada” da educação na vida de crianças e jovens. É uma marca assinalando quão audazes são aqueles em que confiam no Coração de Jesus e a Ele dedicam sua missão educacional. Hoje, o SAGRADO – Rede de Educação atende da Educação Infantil à Universidade, fiel ao desejo de sua fundadora, Clélia Merloni, de tornar o Coração de Jesus conhecido e amado levando a todos um raio da ternura do Coração de Jesus.


Identidade Institucional

VISÃO

Ser uma Instituição Educacional de excelência, reconhecida nos locais onde atua.

 

MISSÃO

Oferecer uma educação acadêmica, cristã, que assegure a formação de cidadãos reflexivos, autônomos, éticos, criativos, solidários e socialmente responsáveis.

 

VALORES

  • Evangelho

Garante à comunidade educativa a vivência da fé, da justiça, do respeito, do perdão, da fraternidade, da esperança, da sensibilidade e do amor a Deus e ao próximo.

 

  • Espiritualidade do Coração de Jesus

A partir do Carisma legado por Madre Clélia Merloni, nossa fundadora, revelamos Cristo à comunidade educativa, por meio de uma educação que passa pelo coração, cujo centro inspirador é a ternura, a compaixão e o infinito amor do Coração de Jesus.

 

  • Pedagogia Cleliana

A ação educativa, alicerçada nos princípios clelianos e na concepção do humanismo cristão, oferece uma prática pedagógica que contempla integralmente o educando no desenvolvimento de suas capacidades: moral, ética, espiritual, intelectual, afetiva, social, cognitiva, cívica e ecológica.

 

  • Ser Presença

O testemunho dos educadores com presença atenta, acolhedora, firme e educativa; do olhar terno, cuidadoso e abrangente, fortalecendo os laços de confiança e amor recíprocos.