Nossa Proposta

Princípios Educacionais

O SAGRADO – Rede de Educação compromete-se a promover o ser humano em sua totalidade e concebe como ato educativo uma “obra aberta a todos”, respondendo aos anseios do ser humano e instigando seu crescimento humano, intelectual e espiritual, conforme acentuava a fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, Clélia Merloni. Dessa maneira, o ato educativo orienta-se pelos Princípios Educacionais que envolvem princípios filosóficos, pedagógicos e metodológicos.

Além do mais, os Princípios Educacionais apoiam-se numa visão antropológica que remete a Madre Clélia. Essa visão inspira uma prática pedagógica integral, que compreenda que “Educação é obra de amor”. Assim, para construir, estabelecer e tornar significativas a práxis educacional, o SAGRADO – Rede de Educação fundamenta-se no Humanismo Cristão. Esse Humanismo deve conduzir a pessoa ao reconhecimento de imagem e semelhança de seu Criador e valorizar a vida como um bem maior, a ser preservada sob todas e quaisquer circunstâncias.

A Proposta Pedagógica do SAGRADO – Rede de Educação tem como concepção basilar de aprendizagem o desenvolvimento de Habilidades Cognitivas e Competências nos campos cognitivos, interpessoais e intrapessoais, levando o ser humano a uma mudança de atitude com relação a própria vida e a um processo de conscientização da realidade que os cerca. Assim, para muito além do campo profissional o educando de nossas Unidades Educacionais transformam-se em indivíduos responsáveis, éticos, autônomos e prontos para as escolhas que farão no transcursar de suas vidas.

Níveis de Ensino

O SAGRADO – Rede de Educação dedica-se por meio da socialização dos saberes a colaborar na formação integral de crianças para o exercício de sua cidadania a partir dos princípios do Evangelho. Imbuídos de preocupação e de muitos anseios em fundamentar um trabalho de qualidade junto às crianças e que atenda as demandas atuais, os profissionais do SAGRADO - Rede de Educação respeitam a concepção de infâncias, que consiste em uma categoria histórica e cultural, tendo uma estreita ligação com o “lugar social que a criança ocupa na relação com o outro”.

Na perspectiva da integralidade, ao considerar a criança como um ser indivisível, inteiro e único, o trabalho na Educação Infantil baseia-se em princípios éticos, políticos e estéticos, pois orientam as aprendizagens a serem promovidas com as crianças. Expressa-se que o educar e o cuidar caminham juntos, considerando de forma democrática as diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a natureza complexa da criança.

Compreender a indissociabilidade entre o educar e o cuidar, o brincar e o interagir é promover uma ação pedagógica respaldada em uma visão unificada acerca do desenvolvimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas.

Estimular as distintas áreas do conhecimento desenvolvendo a integralidade da criança complementando a ação da família.

Unidades Educacionais que oferecem Educação Infantil

O Ensino Fundamental é a segunda etapa da Educação Básica e tem como escopo favorecer a aprendizagem, a socialização, a construção de significados, o exercício de diferentes linguagens, a construção da autonomia dos educandos, estabelecendo vínculos afetivos e relações com o mundo.

O SAGRADO – Rede de Educação acredita que cabe à Instituição Escolar assegurar a gradativa ampliação da complexidade do conhecimento sistematizado, articulando às características de desenvolvimento biopsicossocial do sujeito nas infâncias e nas juventudes, adaptando à sua capacidade cognitiva. Além disso, os objetos de estudo do Ensino Fundamental séries iniciais e finais estão articulados entre si e com as outras duas etapas da Educação Básica.

No Ensino Fundamental, acolher significa também cuidar e educar, como forma de garantir a aprendizagem dos conteúdos curriculares, para que o estudante desenvolva interesses e sensibilidades que lhe permitam usufruir dos bens culturais disponíveis na comunidade, em sua cidade ou na sociedade em geral, e que lhe possibilitem ainda sentir-se como produtor valorizado desses bens.

Ensino Fundamental Anos Iniciais – 1º ao 5º ano

Viabilizar o processo sistemático de construção do conhecimento cientifico desenvolvendo a integralidade do educando.

Ensino Fundamental Séries Finais – 6º ao 9º ano

Proporcionar ao educando rigor conceitual, conhecimento sistematizado, desenvolvendo os aspectos conceituais procedimentais e atitudinais.

Unidades Educacionais que oferecem Ensino Fundamental

Com estudos e reflexões o SAGRADO – Rede de Educação aprimora a oferta do Ensino Médio, busca-se aliar os conhecimentos historicamente sistematizados e construídos às demandas atuais, considerando a superação do distanciamento entre as duas etapas da Educação Básica: a Educação Infantil e o Ensino Médio.

É preciso oferecer aos nossos jovens novas perspectivas culturais para que possam expandir seus horizontes e dotá-los de autonomia intelectual, assegurando-lhes o acesso ao conhecimento historicamente acumulado e à produção coletiva de novos conhecimentos, sem perder de vista que a educação também é, em grande medida, uma chave para o exercício dos demais direitos sociais.

Portanto, a formação para o trabalho e para o “continuar aprendendo” se estabelece no Ensino Médio entre outros aspectos, quando se assegura ao educando o direito ao aprender e à permanência em um ambiente acolhedor que lhe transmita segurança e contribua para o desenvolvimento de suas capacidades e aptidões.

Instituir a identidade estrutural do Ensino Médio desenvolvendo autonomia intelectual nos educandos.

Unidades Educacionais que oferecem Ensino Médio

O Curso de Formação de Docentes de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em nível Médio, na modalidade Normal, em função de sua natureza profissional, requer um ambiente institucional próprio. O Curso Normal tem como horizonte, formar educadores autônomos e solidários, capazes de investigar as situações e os problemas que se colocam no cotidiano escolar, utilizar os conhecimentos, os recursos e os procedimentos necessários às soluções dos problemas, avaliar a adequação das escolhas que foram efetivadas, e, ainda, devido às transformações por que passam as sociedades, analisar as consequências dos paradigmas do saber.

Desta forma, essas concepções em conhecimentos gerados a partir de um modo de refletir sobre a prática que mantém no direito do educando aprender, no empenho de construção de um projeto de educação escolar de qualidade e nas regras da convivência democrática.

Na efetivação desses princípios, o SAGRADO – Rede de Educação desenvolve as práticas educativas utilizando abordagens condizentes com o exercício da cidadania plena na sociedade contemporânea, as identidades dos educandos, que vivenciam situações de estudos e aprendizagens nas quais são consideradas as especificidades do processo de pensamento, a realidade socioeconômica, a diversidade cultural, étnica, de religião e de gênero.

Unidades Educacionais que oferecem o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental

O período alternativo proporciona estímulos de aprendizagem nos níveis cognitivos, intrapessoal e interpessoal através de projetos com temas determinados. Ofertada para educandos do Infantil IV ao 5º ano, sempre no contra turno, tem em seus projetos os temas: Literatura Infantil, Jogos Pedagógicos, Brinquedos e Brincadeiras e Ritmos e Sons.

Cada tema foca objetivos específicos e aprofunda Habilidades e Competências distintas. Em Literatura Infantil o objetivo é proporcionar atividades que desenvolvam a competência leitora, estimulando educandos cognitivamente, socialmente e emocionalmente por meio de contação de histórias. No tema Jogos Pedagógicos, oportunizar momentos significativos de aprendizagem através da criação de Jogos Pedagógicos a fim de proporcionar a formação integral – COGNITIVO, AFETIVO E PSICOMOTOR. No que tange a Brinquedos e Brincadeiras o escopo está no desenvolvimento cognitivo e motor através da construção de Brinquedos e do resgate de Brincadeiras Clássicas estimulando a inter-relação com conceitos e valores. Por fim, Ritmos e Sons, desenvolver o conhecimento musical despertando a criatividade, a sensibilidade e a integração social do ser humano nos âmbitos emocional, intelectual, espiritual e físico.

Unidades Educacionais que Oferecem Período Integral