O 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas da UPU (União Postal Universal) chamou a atenção da Equipe Pedagógica do SAGRADO – Rede de Educação, localizada na cidade de Ponta Grossa, que sabendo do gosto pela escrita e criatividade de seus educandos, decidiu participar da seleção. Sob o tema: “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”, educandos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio deixaram sua imaginação guia-los pelo caminho das palavras e colocaram em prática os conhecimentos acerca do gênero textual carta, amplamente estudado em sala.

Conforme o regulamento do concurso, uma seletiva foi realizada na Unidade Educacional, onde educadores de Língua Portuguesa e Equipe Pedagógica tiveram a difícil tarefa de selecionar, dentre todas as produções, apenas duas cartas para prosseguirem no concurso. As educandas Ana Madzirocha e Heloisa Ramos, ambas da 1ª série do Ensino Médio, seguem na disputa com seus textos criativos e com mensagens que pedem um futuro de paz, felicidade e integridade. Elas afirmaram, assim que souberam da escolha de seus textos, que as inspirações vieram da realidade atual e da Campanha da Fraternidade deste ano, que busca a superação da violência.

Todos os participantes tiveram um bom aproveitamento da seletiva, uma vez que puderam trabalhar com o gênero textual carta e colocaram seu conhecimento e pensamento crítico em funcionamento, pensando em mensagens positivas para deixarem para a humanidade. Mesmo sem continuar no concurso, eles afirmaram que participar de eventos deste porte é enriquecedor e extremamente gratificante, pois percebem a importância de saber edificar textos e construir a argumentação.






Galerias relacionadas

Educandos participam de Concurso Internacional de Redação

Ver galeria

349753497434973349723497134970